sexta-feira, 22 de maio de 2009

Palestra do Prof. Robert Ponge

A primeira palestra do projeto "Aspectos e desafios da francofonia VII", dentro das comemorações do Ano da França no Brasil, trouxe a Pelotas o professor Robert Ponge, da UFRGS.
Como era esperado, um grande número de alunos, ex-alunos, professores e ex-professores da Faculdade de Letras- Português/Francês compareceu ao evento.
As sessenta pessoas presentes tiveram a oportunidade de ouvir o renomado professor falar, em francês, sobre a "França, maio de 68: mitos e realidades". Ele discorreu sobre os fatos que precederam o movimento que eclodiu no meio universitário e se estendeu aos trabalhadores, obtendo o apoio da população francesa, ocasionando uma greve geral em protesto à política educacional e trabalhista do governo Charles de Gaulle.
Segundo Ponge, "Il y a une mélange de facteurs", isto é, há uma mistura de fatores decisivos para a explosão do movimento na França, que na época sentia o reflexo das perdas sofridas durante a II Guerra Mundial e que outras manifestações já estavam ocorrendo tanto na Europa como na América.
Durante quase duas horas, o professor prendeu a atenção dos que o assistiam, mesmo com as dificuldades enfrentadas pelos alunos dos primeiros semestres do Francês, que faziam um esforço maior para entender a palestra, mas que compreenderam que, para o aprendizado de uma língua estrangeira, é muito importante o contato com falantes nativos, além do que, tiveram uma oportunidade ímpar em conhecer(ou aumentar o conhecimento ) sobre um episódio decisivo na história da civilização moderna.
Aguardemos, então, as demais palestras programadas para este ano.

Um comentário:

Unknown disse...

Eu agradeço imensamente a presença de todos na palestra do Professor Ponge, que já prometeu voltar no próximo semestre para falar do seu projeto de um dicionário. Conto com você para as próximas palestras do Ciclo da Francofonia. No dia 2 de junho, está praticamente certa a presença do Adido cultural da Embaixada da frança em Porto Alegre, M. Ronan Prigent. Aguardem a divulgação!
Maristela Machado