quinta-feira, 16 de outubro de 2008

I Colóquio Efemérides Literárias

Letras promoverá I Colóquio Efemérides Literárias


De 26 a 28 de novembro, a Faculdade de Letras da UFPel promoverá o I Colóquio Efemérides Literárias, que faz parte de um projeto de extensão permanente que, a cada ano, festejará datas comemorativas de autores de relevo. A estrutura do evento é fixa, sempre com um grande nome como palestrante e com a participação de estudiosos nas mesas-redondas específicas sobre cada autor. Nesta primeira edição, os autores em foco serão Machado de Assis(cem anos de sua morte), Guimarães Rosa( cem anos de nascimento) e Osman Lins( 30 anos de sua morte).
Conforme a professora Renata Requião, qualquer pessoa poderá se inscrever para as sessões coordenadas, com o objetivo de apresentar sua leitura sobre o autor em foco naquele dia. “Este projeto prevê a parceria com escolas e tem como grande objetivo a aproximação entre os leitores, com a natural ampliação do conhecimento sobre as possibilidades de leitura do texto literário”, disse a professora.
O evento, que terá por local o Cefet RS, realizando-se à tarde e à noite, é uma promoção do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade, através do Grupo de Pesquisa Estudos de intertextualidade: códigos estéticos e culturais, sistemas literários. O Colóquio conta com o apoio da Coordenadoria de Linguagens e Códigos do Cefet RS.
Os nomes dos palestrantes e participantes das mesas-redondas estão sendo confirmados. Os dias de cada autor já estão definidos. Machado de Assis será o tema do dia 26, Guimarães Rosa do dia 27 e Osman Lins do dia 28.
Seção: Notícias
Fonte: www.ufpel.edu.br-16/10/2008

Nenhum comentário: